Documentos necessários para o pedido da cidadania Italiana
As certidões na Italia, que são necessárias para o pedido de cidadania italiana, são 1 ou 2, nascimento e casamento do Italiano.
Já os documentos para o pedido da cidadania Italiana, são de forma sintética, muito simples, pois exige somente a comprovação da descendência através das certidões:
- Certidão de Nascimento ou Batismo do Antepassado Italiano, que podemos ajudar na localização na Italia
- Certidão de Casamento do Antepassado Italiano (pode estar no Brasil ou na Itália)
- Certidão de Obito do Antepassado Italiano (normalmente no Brasil e para localizar, o mais importante é saber onde moravam os filhos dele na época do obito)
- Certidão Negativa de Naturalização do Italiano no Brasil, o que é simples e gratuito (colocando Emitir CNN no google, vai aparecer o link para a emissão)
É necessario apresentar as mesmas certidões do filho, neto, bisneto e etc. do italiano, até chegar em você e seus filhos menores de 18 anos. Não esqueça que uma certidão não substitui outra, ou seja, o casamento não substitui o nascimento e a anotação do obito não substitui a certidão de obito.
Formas de fazer os documentos para o pedido de cidadania italiana
O pedido de cidadania Italiana pode ser feito pelo consulado da Itália no Brasil, na capital mais próxima da sua cidade ou na Itália.
O pedido de cidadania italiana no consulado é mais simples e muito mais barato, a questão é que alguns consulados como São Paulo, Curitiba e Brasilia, demoram mais de 8 anos para chamar. Mas podemos entrar com pedido judicial na Itália, para o pedido de cidadania, caso já esteja na fila do consulado há mais de 2 anos.
Quando se faz o pedido na Itália, tem o inconveniente do tempo de residencia na Itália de pelo menos 3 meses e o custo, que fica em média 4 mil euros.
Mas podemos ajudar nos 2 casos.
Pedido de cidadania Italiana por via Administrativa ou Via Judicial
O pedido de forma administrativa, pode ser feita no consulado da Itália no Brasil ou em qualquer cidade na Itália e por ser feito por todos descendentes de Italianos sem uma Mulher (na linha direta da passagem do direito a cidadania) tenha tido um filho(a) nascido antes de 1948, e este filho (a) seja seu, avo, pai/mãe.
A forma judicial precisa de um advogado na Itália, para entrar com o pedido de cidadania italiana para brasileiros descentes de italianos.